Anamanaguchi ou “aquele cara ainda tá falando dos bips e blops?”

 

anamanaguchi

Ainda na onda de chiptunes do último post, Anamanaguchi é uma banda de chiptunes fundada em 2004, composta por Peter Berkman como compositor, James DeVito no baixo, Ary Warnaar na guitarra e Luke Silas na bateria e que, segundo eles mesmo, “faz música alta e rápida num NES hackeado de 1985”.

Além de usar o NES e o Game Boy como sintetizadores não-convencionais, eles também usam instrumentos normais, o que teoricamente os classifica como chipcore (mas ninguém tá nem aí pra rótulos exceto pessoas com TOC que ficam colocando tag em tudo quanto é coisa no last.fm).

Airbrushed - Paul RobertsonDiferentemente de maioria das bandas de chiptune, eles não se inspiram tanto em músicas de videogame e sim de bandas de poprock como Beach Boys e Weezer. Segundo Peter, “músicas em 8-bit são o punk da música eletrônica. Você trabalha com uma variedade muito pequena e apenas cinco sons ao mesmo tempo”. (Aliás, falei dessa limitação dos canais de aúdio no último post)

Com três álbuns e cinco singles (que estão disponíveis para download gratuitamente no seu site oficial) já lançados, a banda é responsável pelas soundtracks dos jogos Scott Pilgrim vs. The World: The Game e BIT.TRIP RUNNER. Várias de suas outras músicas são usadas como temas para podcasts como o GamesRadar. Além de soundtracks, Anamanaguchi também faz parte do jogo Rock Band com a música Airbrush.

Eu sou muito suspeito pra falar desses caras. Os conheci pouco antes de fazerem a soundtrack de Scott Pilgrim e foi justamente a minha porta de entrada pra começar a gostar de chiptunes. Sempre gostei das músicas de Megaman e Castlevania, demorei muito pouco pra começar a amar toda e qualquer música deles.

Deixo vocês novamente com duas músicas e não é só apenas isso! uma apresentação ao vivo.

Queria achar um show maior deles mas não achei nenhuma gravação decente.

0 comentários:

Postar um comentário